domingo, 14 de novembro de 2010

Esquimós e Beduínos: próximos ou distantes?

Você pode estar se perguntando: o que um esquimó, que vive nas regiões geladas próximas ao pólo norte, tem a ver com um beduíno, que vive nas areias escaldantes do deserto do Saara? A resposta é: Tudo! Ambos usam o conhecimento sobre termologia em seu cotidiano.

Você já deve ter ouvido falar que os esquimós constroem casas de gelo, os iglus. E até achar estranho a construção de casas com blocos de gelo num lugar gelado. E também se perguntar: “as pessoas não morrem de frio dentro dela?” Bom, não! Não morrem de frio.

O gelo é um ótimo isolante térmico, tão bom quanto o concreto. Desse modo, ele mantém os habitante no interior dos iglus protegidos das baixíssimas temperaturas polares (que chegam a -50 °C), pois impede trocas de calor entre seu interior e o ambiente externo. Dentro do iglu as temperaturas ficam mais aceitáveis, pois o calor produzido pela respiração e pela irradiação das pessoas ou pela ocmbustão feita em seu interior fica retido.

E os beduínos com aquelas roupas grossas? Bem, você deve ter visto algum filme com uma caravana de beduínos montados em seus camelos, viajando através do deserto do Saara. Um detalhe deve ter chamado a sua atenção: em vez de estarem de bermuda e camiseta (ou sem camisa), sob temperaturas que chegam a mais de 45 °C, eles estão sempre muito agasalhados, com roupas grossas, cobrindo todo o corpo. Por quê?
O principal motivo que leva os beduínos a usarem roupas grossas em um lugar tão quente é que os tecidos são maus condutores de ennergia térmica.

Como os tecidos de lã são isolantes térmicos, se a temperatura do corpo humano é aproximadamente 37 °C e a do deserto está a mais de 40 °C, é preferível que não ocorra troca de calor entre o corpo e o ambiente quente. Assim, roupas grossas de lã mantêm o ar dentro delas a temperaturas próximas às do corpo e impedem o calor de entrar. Além disso, a roupa envolvendo todo o corpo protege a pele do excesso de luz solar direta, evitando queimaduras.

Com essas duas situações, podemos concluir que mesmo habitantes de regiões tão diferentes como as polares ou de um deserto usam conhecimentos sobre transmissão do calor, que se revelam muito importantes ao dia-a-dia. Assim, apesar das distâncias geográficas e culturais desses povos, podemos dizer que eles estão unidos pelo seu conhecimento de termologia.

Referências: http://www.seara.ufc.br/queremosaber/quimica/oldquimica/respostas/qr0272.htm
                   http://fisicaemseislicoes.blogspot.com/2010/02/por-que-os-beduinos-usam-roupas-grossas.html

Postado por: Cristiane Machado de Souza   2º módulo  Lic. Física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário